Quais são os logotipos mais antigos que você conhece?
Os logotipos são representações gráficas cujo principal objetivo é marcar na mente do público. Durante o processo criativo, um dos maiores desafios para o designer é fazer com que seu símbolo se transforme em algo atemporal, pois a maioria dos profissionais concorda que quanto mais tempo uma marca permanece com um logotipo sem alterações, maior será a percepção da confiança e credibilidade por parte do público.
Existem marcas cujos logotipos se tornaram referências mundiais e sofreram poucas alterações ao longo dos anos. Assim como na moda, o design de logotipos também possui suas “peças curingas” cujo conceito “nunca sai de moda”.
Pensando nisso, selecionamos os cinco logotipos famosos mais antigos ainda em uso:
5. Sherwin-Williams – 1905
Criada em 1866, a famosa marca americana de produtos para construção e tintas possui um logotipo atemporal e de fácil entendimento. Trata-se de uma lata de tinta com conteúdo espalhado por todo o planeta Terra. O símbolo foi idealizado por George Ford e quase não sofreu alterações desde a sua criação.
4. Goodyear – 1901
O nome da marca é uma referência ao descobridor da vulcanização da borracha, o americano Charles Goodyear. O logotipo é uma homenagem ao deus romano Mercúrio, que segundo a mitologia possuía asas nos pés. A ideia partiu de Frank Seiberling (fundador da Goodyear), que tinha em seu escritório uma estatueta de Mércurio.
3. Johnson & Johnson – 1886
Uma das maiores empresas de saúde do mundo, a Johnson & Johnson foi fundada por Robert Wood Johnson e seus dois irmãos. O logotipo é formado por uma fonte manuscrita, desenhada pelo irmão do fundador, James Wood Johnson.
2. Coca-Cola – 1886
O logotipo manuscrito da Coca-Cola foi criado por Frank Robinson em 1886, um contador e parceiro de John Pemberton, o idealizador da bebida, vendida inicialmente como um elixir revigorante. A marca realizou poucas alterações no logotipo ao longo de sua história.
1. Hering – 1880
O primeiro lugar é de uma marca brasileira criada por dois alemães, os irmãos Bruno e Hermann Hering, na cidade de Blumenau, Santa Catarina. Ambos nasceram em uma família de tecelões e desembarcaram no Brasil com o objetivo de melhorar de vida. Além de sobrenome dos fundadores, a palavra HERING em alemão corresponde a um peixe conhecido no Brasil como arenque. O logotipo é formado por dois peixes e foi um dos responsáveis pelo sucesso da marca.
Fonte Original: Croove.
Espero que tenham gostado!
Abraços! Gabriel Moreth